17 Novembro 2022
Com intenção de discutir as vantagens e desvantagens do trabalho híbrido, três voluntárias da Mastercard, Joana Samora, Maria Abecassis e Rita Sousa conduziram este workshop promovendo um debate sobre o planeamento e gestão do trabalho híbrido. Adicionalmente, foram abordadas as ferramentas mais utilizadas para garantir uma gestão eficaz da operacionalização do trabalho online (gestão documental e comunicação). Foram ainda apresentadas as boas práticas de quando, como e para que funções o trabalho online é mais adequado.
26 Outubro 2022
Moderado por Joaquim Ribeiro, sócio da Deloitte, neste workshop debateu-se a importância da Função Financeira, que para além de disponibilizar dados que apoiam a tomada de decisão, apresenta recomendações estratégicas para a condução da actividade e providencia a informação fidedigna que avalia a capacidade de a organização solver os seus compromissos de médio/longo prazo e o equilíbrio financeiro de curto prazo alcançado pela adequação entre a liquidez e a exigibilidade. Foram ainda apresentados alguns rácios financeiros que permitem o planeamento e controlo da gestão.
13 Outubro 2022
Um gestor tem inúmeros temas a acautelar quando gere equipas, nomeadamente quando pretende assegurar a melhor performance das mesmas e os melhores níveis de motivação ao longo do tempo. Para tal, é muito importante ter conhecimentos de mediação de conflitos. Uma eficiente mediação de conflitos tem, inclusive, uma função preventiva face a situações de discórdias ou oposições entre elementos que trabalham direta ou indiretamente, antecipando momentos de insatisfação que podem levar a desequilíbrios ou mesmo à ruptura das equipas. Por estas razões, realizámos o 11º workshop online, moderado pelos voluntários Marta Rocha, Rita Rosa e Sandro Silva Pina, colaboradores da Mastercard.
22 Setembro 2022
Com a presença de 54 participantes em representação de 34 organizações da economia social realizou-se no dia 22 de setembro um workshop dedicado ao tema Liderança e Motivação. O workshop foi moderado por três colaboradores da Mastercard, Manuel Melo, Mariana Mourão e Leonor Godinho, que lançaram a debate os seguintes temas: • Estilos de liderança, • Características e responsabilidades de um líder, • Como motivar eficazmente as equipas. Através destes temas verificou-se como Liderança e Motivação podem, e devem estar intrinsecamente relacionadas, demonstrando-se como são críticas nas organizações e como podem ser desbloqueadoras da gestão e melhorar a eficiência dos processos.
7 Abril 2022
Com a presença de 42 participantes em representação de 36 organizações da economia social realizou-se no dia 7 de abril um workshop dedicado ao tema Indicadores de gestão. Moderado pelos voluntários da E3S, Karen Frisch e Rui Botelho, o workshop abordou as seguintes questões: Porquê medir? Como avaliar o desempenho? Como escolher indicadores? Como comunicar os indicadores? Os participantes, organizados em pequenos grupos, debateram o tema, elegendo os indicadores de gestão mais adequados para avaliar o desempenho de áreas propostas.
25 Novembro 2021
Realizou-se no dia 25 de novembro o 8º workshop gratuito e online organizado pela Associação e ministrado por duas voluntárias, Ana Margarida Vidigal e Paula Ruivo Marques. Nesta sessão foram abordados temas como fazer orçamentos parcelares, quais as diferenças entre os vários tipos de custos, como os projetar e ainda quais os aspetos legais a ter em conta no desenvolvimento de um orçamento, nomeadamente perante a Segurança Social. A apresentação que serviu de suporte à sessão está disponível nesta página, na secção de material de suporte desenvolvido. No Puzzle de Gestão encontra Guias Práticos, preparados pela equipa da Associação, que reforçam e complementam os conhecimentos desenvolvidos neste workshop.
28 Outubro 2021
Foi apresentada a Resolução do Parlamento Europeu sobre o dever de diligência das empresas e a responsabilidade empresarial publicada a 10 de março do corrente ano e demonstrou em que consiste este dever de diligência. De seguida, e tendo em conta a necessidade de as Empresas da Economia Privada anularem ou reduzirem os efeitos negativos provocados pela sua actividade a nível social e/ou ambiental, evidenciaram-se as novas oportunidades que surgem para as Organizações do 3º Sector em contribuírem para esse objectivo através do estabelecimento de parcerias de cooperação.
30 Setembro 2021
Realizou-se no dia 30 de setembro o 6º workshop online dedicado à sustentabilidade ambiental. Mercedes Esquível orientou a audiência nos temas do Efeito de Estufa, Pegada de Carbono, Economia Circular e Metodologia dos 5Rs da Gestão Ambiental, tendo ainda apresentado o link para um site que apresenta uma calculadora da Pegada de Carbono. A audiência foi incentivada a implementar um plano de Gestão Ambiental nas suas organizações e foi exemplificada a forma de realizar o seu planeamento e controlo.
24 Junho 2021
A sessão foi ministrada por José Maria de Azeredo, Director de Legal & Compliance do Lidl Portugal, onde é responsável pelas equipas de Serviços Jurídicos, Seguros, Proteção de Dados e Compliance. Foram enunciadas as Boas Práticas a ter em conta para assegurar a transparência na demonstração das decisões de gestão e como garantir a privacidade na recolha e preservação de dados pessoais por forma a cumprir não só as obrigações legais, mas também os princípios éticos a serem considerados pelas Organizações da Economia Social.
6 Maio 2021
O 4º workshop online dedicado ao tema “Gestão de Pessoas” foi ministrado por José Ramirez que abordou o tema “Organizações – desafios do presente e do futuro” e Pedro Mendonça que dissertou sobre a Gestão de Equipas, Construção de Objectivos e Gestão do Desempenho.
1 Abril 2021
Esta sessão foi composta pela informação sobre a importância de construir uma identidade digital para os profissionais e entidades, -sobre a base das redes sociais, sobre quais os cenários de atuação e boas práticas em identidade digital e ainda alguns exemplos de identidades digitais de líderes inspiradores. Com este workshop as associações podem adaptar-se aos novos hábitos e comportamentos de particulares e empresas que devem ser aproveitadas para encontrarem novos apoios, mecenas, divulgarem serviços e atividades e interagirem com as suas audiências de forma dinâmica e em tempo real. A “marca” das associações deve estar onde estão as “suas” pessoas, estando na mão das equipas de marketing e comunicação acompanharem esta evolução do espaço online, adaptando estratégias e criando novas formas de atuar. Pode aceder ao conteúdo da sessão aqui. Os conteúdos foram apresentados pelas convidadas Marlene Gaspar e Celia Fernandez-Sesma que integram a área digital da LLYC, uma empresa global de consultoria em comunicação e assuntos públicos, e que nos últimos dois anos asseguraram mais de 30 formações de identidade digital one-to-one, quer ao nível da liderança, quer a responsáveis de iniciativas comerciais dos seus clientes, desenvolvendo a pegada digital de forma personalizada.
26 Fevereiro 2021
O 2º workshop da E3S foi dedicado à Gestão por Processos indo ao encontro da temática solicitada pelos participantes do workshop anterior. Nesta sessão, Rui Botelho, o orador responsável pela formação, orientou os mais de 60 participantes sobre como desenhar um processo, tipos de processos, com detalhe sobre processos críticos e o ciclo OPDCA, concluindo com um projeto de sistematização gradual dos processos. Os conteúdos apresentados estão desde já disponíveis online no Guia Prático designado “Como desenhar um processo” publicado no Puzzle de Gestão, onde podem encontrar outros conteúdos complementares e úteis para aprofundar esta temática. Para mais esclarecimentos sobre estes conteúdos ou apoio adicional, não hesite em contactar-nos. A equipa E3S.
29 Janeiro 2021
Realizou-se no dia 28 de janeiro o 1º workshop online, apresentado pela Presidente da Direção da Associação, Karen Frisch, onde foi abordado o tema "Do Planeamento Estratégico até ao Plano de Atividades" introduzindo tópicos em torno da definição do Plano Estratégico, priorização de objetivos, distinção entre objetivos estratégicos e operacionais, análise do contexto interno e externo da organização incluindo as análises SWOT e ressaltando a importância de serem valorizados monetariamente o trabalho voluntário e as doações. O conteúdo do workshop está descrito num documento intitulado “Estratégia”, disponível no nosso site, página puzzle de gestão. Nesta secção do nosso site poderão encontrar mais de 60 textos sobre temas de gestão.
7 Novembro 2019
Dedicado ao tema “A Gestão Consciente na Utilização Eficaz dos Recursos - Economia Circular e suas Implicações para as organizações do 3º Setor” realizou-se o 4º Colóquio da E3S no dia 7 de novembro. Realizado o enquadramento do tema pela Susana Fonseca, vogal da Direção da Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável foram de seguida efectuadas as seguintes apresentações: Eurest - Alimentamos o futuro com sustentabilidade, por Egídia Vasconcelos; BUS - Dar e receber, por Maria João Morais Sarmento; Saltarico-Nutrição e Alimentação - Redução do derperdício, por Margarida Oliveira; CTT - A sustentabilidade nos CTT, por Maria José Rebelo; Coopérnico - Energia, poupança e custos, por Ana Rita Antunes; Vieira de Almeida - A Sustentabilidade Ambiental na VdA, por Manuel Gouveia Pereira. Após as apresentações seguiu-se um debate moderado pela Isabel Loução Santos, jornalista da TVI e pelo Fernando Chasqueira, membro da E3S.
6 Dezembro 2018
Orientado por Isadora Barison, Vendor Operations Lead da Google, realizou-se no dia 6 de dezembro mais um workshop da E3S, desta vez subordinado ao tema “Marketing digital e ferramentas Google”, tendo sido debatidos os seguintes temas: • Website development: Como criar o seu próprio site, como otimizar o seu conteúdo e como analisar as informações do seu site • Ferramentas de Publicidade Online: Google, Facebook & Linkedin • Ferramentas gratuitas da Google para gestão interna Está disponível a apresentação realizada e uma listagem com endereços de sites relacionados com os temas apresentados.
16 Outubro 2018
No dia 16 de outubro realizámos mais um workshop tendo por objetivo debater as implicações do Novo Regulamento de Proteção de Dados na gestão das Organizações da Economia Social. Após o Engº. Frederico Fonseca, da OUTSAFE IT, Lda ter realçado os riscos existentes para a quebra de confidencialidade dos dados pessoais originados por acessos ilegais aos sistemas informáticos, a Dra. Inês Pinto da Abreu Advogados relembrou alguns dos artigos mais relevantes do Novo regulamento e respondeu às várias questões e dúvidas colocadas pelos 37 participantes no workshop em representação de 26 Organizações da Economia Social.
29 Novembro 2017
Realizou-se no dia 29 de novembro o 3º Colóquio da E3S dedicado ao tema A Excelência da Gestão através da Inovação e de Boas Práticas e onde os oradores efectuaram as seguintes apresentações: Joana Orey Santiago Presidente da Direção do BIPP-Banco de Informação Pais a Pais -O Projecto Semear – Inovação no serviço Prestado, Rui Botelho da E3S - Como inovar para alcançar a excelência, Raquel Santiago da Pressley Ridge - Motivação dos colaboradores, Isabel Lopes, Presidente da Associação Humanidades - Avaliação de desempenho - Metodologia simplificada, Cristina Dias, Diretora da Cercima - Análise de risco na gestão de processos e a terminar João Costa, Manager da Ernst & Young apresentou o Novo Regulamento da Protecção de Dados.
23 Janeiro 2017
Realizou-se no dia 23 de janeiro o segundo Workshop da E3S, direccionado para novos voluntários, durante o qual foi efectuada uma apresentação sobre as Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Lisboa (IPSSs). O trabalho apresentado traça o perfil das IPSSs nomeadamente dimensão, empregabilidade e recursos humanos com incidência na idade e formação académica dos dirigentes e eventual relação com os modelos de gestão e de organização das instituições. Esta apresentação teve como objetivo fornecer dados concretos que ajudam a compreender a realidade da gestão na área de recursos humanos das IPSSs e consequentenemente permitir à E3S desenvolver metodologias para colmatar as lacunas existentes e capacitar as instituições para enfrentarem desafios futuros.
6 Dezembro 2016
Realizou-se no dia 6 dez 2016, na Fundação Portuguesa das Comunicações, o 2º Colóquio da E3S subordinado ao tema “Sustentabilidade e Gestão no 3º Setor” em que partindo do enquadramento – Gestão e sustentabilidade nas Organizações se debateu o Presente e o Futuro nos Sistemas de Ação Social e as Potenciais Soluções para garantir a sustentabilidade.
14 Novembro 2016
Realizou-se no dia 14 de Novembro o primeiro Workshop da E3S, dedicado ao tema "Que conceitos estão associados à sustentabilidade?" com a apresentação e debate dos dados contidos no Relatório Final do Primeiro Grande Inquérito sobre Sustentabilidade, realizado pela Missão Continente, Universidade de Lisboa e Instituto de Ciências Sociais.
4 Dezembro 2015
Realizou-se no dia 4 dez de 2015, no auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações, o 1º Colóquio de Partilha de Experiências de Gestão no 3º Setor, com o objetivo de criar um fórum de discussão e partilha de conhecimento e experiências de boas práticas de gestão, de forma a que as Organizações Sociais possam ajudar-se entre si na adaptação aos desafios decorrentes da realidade atual.